Porque psicólogos na AHESC?

Desde julho deste ano, eu (Darlan) e Eduarda estamos realizando atendimento psicológico na AHESC e percebemos que existem muitas fantasias sobre os psicólogos em geral, o que eles fazem e o público que atendem. Tudo bem se você também tenha algumas ideias falsas. A Psicologia é uma área de atuação muito nova em Santa Catarina, existe há pouco mais de 40 anos...então vamos aos esclarecimentos!

“Psicólogo é um profissional para louco”

Gostei muito do relato do João David, um ex-professor meu, esclarecendo essa crença. Ele conta assim:

“Dia desses alguém me perguntou se no meu consultório eu atendo muitos loucos. Respondi que minha definição de louco é certamente diferente da dele: "louco" não é quem faz terapia; "louco" é aquele que precisa de ajuda e não pede.
Meu consultório, disse eu, está repleto de pessoas normais, sábias e corajosas.
Normais, porque não há nada mais normal do que a humanidade; sábias, porque não há nada mais sábio do que buscar ajuda; corajosas, porque não há nada mais corajoso do que enfrentar as dificuldades de frente” (João David Mendonça).
“Mulheres procuram psicólogo, mas homens não precisam disso”
Por experiência, percebo que as mulheres procuram mais ajuda de psicólogo do que os homens. Porém, de jeito algum esse é um serviço dirigido às mulheres.
Penso que muitos homens não procuram atendimento psicológico por acreditarem que ser homem significa ter um controle firme sobre as emoções e ser autossuficiente (não precisar de ninguém). Mas para ter equilíbrio emocional, é fundamental saber pedir ajuda quando for necessário, saber comunicar seus sentimentos e saber formar vínculos com outras pessoas.
Por isso Eduarda e eu estamos à disposição se você estiver precisando de ajuda devido a questões emocionais (ansiedade, tristeza, estresse, raiva, medo etc), dificuldades no relacionamento com familiares, com parceira(o), com colegas de trabalho ou com colegas de escola, e qualquer outra questão que esteja lhe trazendo sofrimento.
O atendimento consiste em uma conversa que possibilita acolhimento, autoconhecimento e a mudança necessária para superar a dor emocional. Por dever profissional e respeito, mantemos sigilo sobre tudo o que é conversado.
A porta do consultório de Psicologia da AHESC está aberta! Todos são bem-vindos.
Contatos:
Psicólogo Darlan Novaes de Queiroz
Atendimentos nas segundas-feiras das 14:00 às 18:00 com horário pré-agendado através do fone (48) 99977-9987 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Psicóloga Eduarda Nunes Tavares
Atendimentos nas terças-feiras das 8:00 às 12:00 com horário pré-agendado através do fone (48) 99171-1991 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associação dos Hemofílicos
do Estado de Santa Catarina

R. Rui Barbosa, 808
88025-301 - Florianópolis/SC
(48) 3228 0918

/ahesc