Seus Diretos

Direitos aos Portadores de Hemofilia

A batalha que uma pessoa trava em conviver com qualquer doença crônica não é tão simples e envolve muitas outras preocupações, além de com a saúde. Por isso, alguns benefícios são garantidos à essas pessoas pela legislação brasileira, para colaborar com o tratamento e a vida em geral do paciente. Os tratamentos são direitos de todas as pessoas com coagulopatias e dever dos locais destinados ao tratamento disponibiliza-los. Isso inclui acesso a profissionais de diferentes especialidades, aptos para tratar esses pacientes. Os locais de tratamento estão presentes por todo o Brasil.

Exemplos de direitos das pessoas com coagulopatias que possuem deficiência física: BPC - Benefício de Prestação Continuada, Auxílio doença, Aposentadoria por Invalidez, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, TFD - Tratamento Fora de Domicilio e Isenção de impostos para aquisição de veículo. Importante ressaltar, que os benefícios e auxilio possuem critérios específicos. Procure o Serviço Social da AHESC, para maiores informações.

Todos os pacientes com coagulopatias têm direito de ser acompanhado durante a vida. Devem estar registrados no Hemocentro de tratamento e serem cadastrados no registro nacional das coagulopatias hereditárias, o Hemovida Webcoagulopatias e manter os dados atualizados.

Os pacientes recebem um cartão de identificação contendo dados pessoais, diagnóstico, precauções, conduta em emergências, orientação quanto a medicamentos contraindicados, procedimentos e cirurgias.

WhatsApp