Como Ajudar

Projeto AHESC na Escola

Público Alvo: profissionais da educação, alunos e pais que convivem com pessoas com hemofilia.

Capacidade de Atendimento: Não há demanda reprimida. Os acompanhamentos são realizados conforme a demanda apresentada e capacidade operacional da equipe.

Recursos Financeiros a serem utilizados: os gastos para com o projeto compreendem os custos com alimentação da equipe, combustível e hospedagem, quando necessário.

Recursos humanos envolvidos: assistente social, psicóloga e fisioterapeuta da AHESC.

Abrangência territorial: A AHESC possui abrangência territorial em todo Estado de Santa Catarina, todavia, as referidas metas/abrangência deste plano de ação são voltadas apenas aos usuários do Município de Florianópolis.

Da Demonstração da forma da organização de Assistência Social: O projeto tem por objetivo a realização de palestras informativas em escolas, à profissionais da educação e alunos, sempre que solicitado pelo usuário, pais e profissionais da educação, dependendo da dinâmica a ser utilizada, a visita deve ser autorizada pelo usuário. Levando em consideração, que normalmente no período em que a criança começa a frequentar o ambiente escolar, surgem algumas preocupações para os pais, já que esses geralmente receiam os perigos em que o filho estará sujeito ao entrar em contato com outras crianças, em brincadeiras que podem ocasionar alguma intercorrência. Nessas situações, é necessário que se encontre um equilíbrio.

A pessoa com hemofilia deve aprender pouco a pouco, assim como qualquer outra criança, por meio de suas experiências, como se proteger e evitar o perigo de hemorragias. E é de fundamental importância que de forma gradativa a criança aprenda sobre a hemofilia para que ela por conta saiba se cuidar, e, por conseguinte adquirir autonomia. Na maioria das vezes o hemofílico não poderá participar de alguns esportes e atividades em sua escola, mas é necessário que os pais, a criança e a instituição de ensino juntos possam dialogar e descubram a melhor maneira possível para a segurança e bem estar da criança, e quando necessário buscar orientações com profissionais. Este projeto se faz importante diante da constatação da necessidade de esclarecer sobre a hemofilia e diminuir conceitos equivocados sobre o distúrbio; consequentemente esclarecendo tais evidencias, poderemos combater preconceitos e aumentar a participação da pessoa com hemofilia no maior número de atividades possíveis, gerando uma maior interação com colegas e professores. Oportunizando á criança e adolescente uma melhor qualidade de vida.

Objetivo Geral

Visitar e transmitir conhecimento acerca da hemofilia em instituições de ensino que usuários frequentam, a partir de palestra.

Objetivo Especifico

  • Propiciar um ambiente de socialização á criança e o adolescente com hemofilia;
  • Espaço para esclarecer e informar professores e alunos acerca das características da hemofilia e da realidade do hemofílico;
  • Formar cidadãos solidários á causa.

Proposta de atuação

Quando solicitadas serão agendadas visitas com antecedência, e no dia agendado a equipe interdisciplinar da AHESC se dirigirá á escola a fim de ministrar palestras aos professores e alunos da escola onde o hemofílico estuda. Este primeiro contato se dá a partir do Serviço Social da AHESC. Buscando esclarecer dúvidas, desmistificar mitos e pré-conceitos, sempre atentos para tornar a vida do aluno portador de hemofilia o mais saudável possível.

Em 2020, em decorrência da pandemia foi realizada 1 ação na Creche Hassis em Florianópolis, em 11 de março de 2020.

na escola na escola
WhatsApp