Sobre a Associação dos Hemofílicos do Estado de Santa Catarina

AHESC

Fundada a partir de um grupo de hemofílicos envolvidos e preocupados com a causa, sob incentivo da Dra. Zelita da Silva Souza.

A AHESC é uma organização não governamental, beneficiente e sem fins econômicos que presta serviços referente a Politica de Assistência Social às pessoas com doença de von Willebrand e demais coagulopatias, bem como seus familiares.

A Casa dos Hemofílicos "João Volney Bússolo" oferece os serviços de Serviço Social, acolhimento social provisório, alimentação, psicologia, fisioterapia e hidroterapia de forma totalmente gratuita.

1

Anos de Trabalho

Atualmente, a diretoria e o conselho fiscal da AHESC são compostos por ???? integrantes, onde mais do que voluntários, são pessoas dedicadas, com perfil e experiências complementares que possibilitam o apoio às pessoas portadoras de hemofilia.

BREVE HISTÓRICO

A Associação dos Hemofílicos do Estado de Santa Catarina - AHESC é uma organização sem fins lucrativos de caráter beneficente de serviços socioassistenciais, fundada em 03 de Novembro de 1984, com sede localizada na Rua Rui Barbosa, n° 808, Agronômica, Florianópolis/SC.

A instituição tem como objetivo prestar serviços e realizar ações socioassistenciais, de forma gratuita, continuada e planejada, para seu público alvo: pessoas com Hemofilia, Doença de von Willebrand e outras coagulopatias, bem como seus familiares.

Cabe ressaltar que a AHESC realiza suas atividades em um conjunto articulado de ações de diversas políticas de enfrentamento, objetivando o fortalecimento das potencialidades e emancipação de seus usuários, bem como o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como também, o acesso aos direitos e à participação plena e efetiva no corpo social.

Visando este objetivo, a AHESC executa o serviço de Acolhimento Institucional Provisório de usuários e seus acompanhantes, que estejam em trânsito e sem condições de autossustento, durante o tratamento da Hemofilia fora da localidade de residência, conforme preceitua a Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993 (SUAS).

Sendo assim, a instituição busca coordenar, articular, promover a integração social e readaptação principalmente visando suprir a demanda existente dos seus usuários que necessitam de atendimento socioassistencial, entendendo o indivíduo de forma integral, dando suporte tanto para o usuário, quanto para a sua família, através do desenvolvimento de planos, programas, e projetos próprios e/ou em parceria com ONG’s, Intituições Públicas e Privadas, demonstrando, com esse conjunto articulado de ações e programas, a sua vocação para a prestação de serviços beneficentes e socioassistenciais.

Desde sua fundação, a AHESC vem desenvolvendo um trabalho sério e sólido voltado à inclusão das pessoas com hemofilia e demais coagulopatias, bem como seus familiares, procurando de modo incessante defender e garantir os direitos fundamentais, conforme legislação vigente. Para tanto, o Serviço Social é parte basilar nas diversas frentes de atuação da instituição, uma vez que se utiliza dos seus instrumentais técnico-operativos exigidos através das demandas e realidade institucional a fim de proporcionar uma melhora na qualidade de vida e na inserção social do seu público alvo.

Deste modo, a AHESC desenvolve uma série de Projetos visando a inserção desses usuários na sociedade, com respeito as particularidades de cada indivíduo, identificando seu contexto sociofamiliar, averiguando eventuais violações de direitos e minimizando as barreiras enfrentadas por este usuário e familiares na vida em sociedade.

Conforme suas finalidades estatutárias, a AHESC defende primordialmente suas finalidades em coordenar, articular e promover a integração e especialmente a inclusão social através de ações socioassistenciais de seus usuários - que muitas vezes são pessoas com deficiência física decorrentes das sequelas advindas da Hemofilia, além do atendimento de familiares, através do desenvolvimento de planos, programas e projetos, próprios e/ou em parceria com ONGs, instituições Públicas e Privadas, nas suas diversas áreas de atuação, incentivando e orientando usuários, familiares e comunidade, a participarem das diversas atividades realizadas pela AHESC, rede de parceiros e rede socioassistencial.

Assim, a AHESC oferece de forma gratuita, acolhimento social provisório, alimentação, atendimentos nas áreas do serviço social, psicologia, hidroterapia, atividades recreativas e assessoria de reabilitação individual, além de promover a integração de seus usuários e familiares a partir de ações que visam a integração social, troca de experiência e fortalecimento de vínculos com iniciativas como o “Grupo de Família”, “Grupo de Mães”, “Grupo de Crianças” e “Grupo de Adolescentes”, com o objetivo de assegurar os direitos sociais, políticos e civis, além da melhora da qualidade de vida de seus usuários e promovendo sua ampla, total e irrestrita Cidadania. Para tanto a equipe multidisciplinar trabalha de forma articulada entre si e demais profissionais da rede socioassistencial.

A forma de acesso do usuário à entidade ocorre através da demanda espontânea – geralmente o usuário entra em contato via whatsapp ou telefone, onde é agendado o atendimento social, busca ativa – quando verificado a falta de assiduidade ao serviço, a assistente social entra em contato via whatsapp ou telefone – ou ainda através de encaminhamento da rede socioassistencial.

WhatsApp