Informações gerais

DA DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS E AÇÕES SOCIOASSISTENCIAIS DESENVOLVIDAS (SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS E BENEFICIOS)

Dos Atendimentos Socioassistenciais

Público Alvo: Pessoas com Hemofilia, bem como seus familiares que tiveram seus direitos sociais de alguma forma violados, ou que necessitem que tais direitos sejam efetivados, de forma ampla, grande parte de seu público alvo encontram-se em situação socioeconômica vulnerável.

Capacidade de Atendimento: Média de 30 (trinta) atendimentos mensais.

Recursos Financeiros a serem utilizados: O pagamento da mão de obra advêm de recursos próprios, em sua maioria do capital advindo do Bazar Solidário Permanente, anexo à AHESC.

Recursos humanos envolvidos: A AHESC conta com uma assistente social contratada via regime CLT, por 30hs semanas, de segunda-feira a sexta-feira das 12:00 ás 18:00.

Abrangência territorial: A AHESC possui abrangência territorial em todo Estado de Santa Catarina, todavia, as referidas metas/abrangência deste plano de ação são voltadas apenas aos usuários do Município de Florianópolis.

Da Descrição da Atividade / Demonstração da forma da organização de Assistência Social: O serviço social na AHESC consiste em atuar nas expressões da questão social, ligadas diretamente às pessoas com hemofilia e seus familiares, entendendo o usuário a partir do coletivo onde está inserido, e não de forma isolada. Muitas vezes, tratam-se de pessoas com deficiência física, sendo assim seus serviços e projetos também são direcionados para a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência física, serviço este enquadrado na Proteção Social Especial de Média Complexidade, garantida pela Política Nacional de Assistência Social e inserida no Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

A Metodologia empregada no serviço, é realizada através da demanda espontânea – geralmente o usuário entra em contato via whatsapp ou telefone, onde é agendado o atendimento social, busca ativa – quando verificado a falta de assiduidade ao serviço, a assistente social entra em contato via whatsapp ou telefone – ou ainda através de encaminhamento da rede socioassistencial. São diversas demandas existentes, desde orientação e encaminhamento para a rede do município de origem, até requerimento de benefícios, orientação para acesso dos Passes Livres. O trabalho do Serviço Social na associação visa garantir direitos, fazendo isso por meio da utilização dos instrumentos técnicos – operativos do Serviço Social, em especial acolhimento, atendimento social individual e familiar e visita domiciliar, elaboração de projetos, elaboração e organização de eventos, bem como articulação com a rede socioassistencial. Essa articulação somente é possível contando com a rede existente, em especial: CRAS, CREAS, Ong’s, IGEOF, dentro outros.

Esse serviço também atende as considerações da resolução nº17/2001 CNAS: Art. 1º (...) a equipe de referência, no que tange às categorias profissionais de nível superior, definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH/SUAS, aprovada por meio da Resolução nº269, de 13 de dezembro de 2006, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.

Parágrafo Único. Compõem obrigatoriamente as equipes de referência:

II - Da Proteção Social Especial de Média Complexidade:

Assistente Social;

Psicólogo;

Advogado.

Além disso, conforme Resolução nº 27/2011 do CNAS, cujas ações buscam promover a defesa de direitos já estabelecidos através de distintas formas de ação e reivindicação na esfera política e no contexto da sociedade, inclusive por meio da articulação com órgãos públicos e privados de defesa de direitos, tendo como objetivos fortalecer o protagonismo dos usuários na defesa dos seus direitos de cidadania e acessar/promover os direitos de cidadania já estabelecidos, bem como reivindicar a construção de novos direitos fundados em conhecimentos recentes e padrões de atuação reconhecidos nacional e internacionalmente.

O Serviço Social na AHESC tem como objetivo geral viabilizar o acesso aos direitos sociais adquiridos na área da assistência social, bem como nas áreas da educação, lazer, habitação, inserção ao mercado de trabalho, saúde entre outros.

O Assistente Social na AHESC possui atribuições privativas, tais como:

  • Acolhimento;
  • Atendimento Social Individual;
  • Atendimento Social Familiar;
  • Elaboração do perfil sócio-econômico do usuário;
  • Realizar entrevista; o Serviço Social como “porta de entrada” da AHESC deve preencher a ficha cadastral e manter a mesma atualizada. Sugere-se um contato do Serviço Social com todos os associados no mínimo uma vez por ano, a fim de manter os dados atualizados;
  • Informação e orientação quanto aos direitos sociais;
  • Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área do Serviço Social;
  • Coordenar seminários, encontros, palestras e eventos em geral referente ao Serviço Social;
  • Realizar orientações previdenciárias;
  • Orientar e encaminhar pessoa com deficiência (intelectual, física, ou, deficiências múltiplas) acerca de seus direitos e serviços disponíveis na rede socioassistencial, educacional e de saúde;
  • Orientar e encaminhar usuários a fim de obter a gratuidade no transporte público via Passe Livre, destinado os portadores de deficiência e com mobilidade reduzida;
  • Encaminhamento aos programas, projetos, serviços e ações socioassistencias e de saúde, governamentais e não-governamentais o associado que mediante realização do estudo socioeconômico demonstrar o enquadramento socioeconômico para a sua inserção, tais como: Programa Bolsa Família - PBF, Beneficio de Prestação Continuada – BPC/LOAS, benefícios eventuais (auxílio funeral, cesta básica), dentre outros;
  • Orientação e encaminhamento ao Acolhimento Social Provisório;
  • Realização de visita domiciliar;
  • Realização de visita institucionais, a fim de fortalecer a Rede Socioassistencial e a troca de informações e conhecimentos entre os profissionais das mesmas;

Além de:

  • Captação de recursos junto à iniciativa pública e privada;
  • Organização e realização de eventos;
  • Realização de Projetos;
  • Envio de cadastro para recebimento gratuito da Revista Fator Vida.

O objetivo do serviço é a emancipação do usuário, frente as demandas sociais existentes.

Em decorrência da atuação do Serviço Social na AHESC, os usuários aderem e possuem acesso ao tratamento indicado e adquirem a possibilidade de alterar sua realidade social.

Dos Grupos de Apoio aos Usuários e Família

Público Alvo: Pessoas com Hemofilia, bem como seus familiares que tiveram seus direitos sociais de alguma forma violados, ou que necessitem que tais direitos sejam efetivados, de forma ampla, grande parte de seu público alvo encontram-se em situação socioeconômica vulnerável.

Capacidade de Atendimento: 15 (quinze) pessoas entre usuários e familiares por grupo.

Recursos Financeiros a serem utilizados: profissional do Serviço Social, onde o pagamento da mão de obra advêm de recursos próprios, em sua maioria do capital advindo do Bazar Solidário Permanente, anexo à AHESC. Logo, no que tange a psicóloga trata-se de

profissional voluntária, porém faz-se necessário o pagamento do transporte para o deslocamento da profissional, no valor de R$ 110,00 ao mês.

Recursos humanos envolvidos: A AHESC conta com uma assistente social contratada via regime CLT, por 30hs semanas, bem como para a realização dos grupos, conta ainda, com uma Psicóloga voluntária.

Abrangência territorial: A AHESC possui abrangência territorial em todo Estado de Santa Catarina, todavia, as referidas metas/abrangência deste plano de ação são voltadas apenas aos usuários do Município de Florianópolis.

Descrição do projeto/ Da Demonstração da forma da organização de Assistência Social: O Grupo de Família da AHESC é um projeto desenvolvido para atender as necessidades identificadas no processo de acolhimento dos usuários. O grupo visa proporcionar aos usuários o compartilhamento de experiências, a elaboração das dificuldades enfrentadas, discussão de temas propostos pelo grupo, autoconhecimento, autonomia, consciência e ampliação das redes de apoio, autoestima e o cuidado ao cuidador. E nesse contexto, as abordagens dos encontros e oficinas vão desde a conscientização de seus direitos e deveres à debates sobre acessibilidade e autonomia, foram temas de nossos últimos grupos de família: isenção de impostos para a pessoa com deficiência, rede socioassistencial, cuidados com o corpo e mente para a pessoa com deficiência e familiar, fortalecimento de vínculos; rede de acesso aos benefícios socioassistenciais; sempre objetivando essencialmente a troca de experiência entre os componentes do grupo.

A Metodologia empregada no Grupo de Família, consiste em determinar um tema relevante e significativo, que seja trazido pelos usuários, a partir daí, inicia-se o processo de organização do projeto, determinando data e horário, e após inicia-se a divulgação por parte da equipe técnica, nos atendimentos, telefone e redes sociais da AHESC.

O projeto objetiva, empoderar os usuários a partir do conhecimento obtido e fazer destes multiplicadores das informações, bem como possibilitar o acesso aos seus direitos adquiridos.

A periodicidade varia de acordo com a demanda e disponibilidade da equipe técnica.

Dos Grupos de Mães

Público Alvo: Pais, Mães e/ou responsáveis por crianças e adolescentes com hemofilia.

Capacidade de Atendimento: 10 (dez) pessoas entre usuários e familiares por grupo.

Recursos Financeiros a serem utilizados: em média R$ 50,00 para cada encontro/coffee break.

Recursos humanos envolvidos: Assistente social e psicóloga voluntária da AHESC.

Abrangência territorial: A AHESC possui abrangência territorial em todo Estado de Santa Catarina, todavia, as referidas metas/abrangência deste plano de ação são voltadas apenas aos usuários do Município de Florianópolis.

Da Demonstração da forma da organização de Assistência Social: Trata-se de reuniões mensais destinadas às mães de pessoas com hemofilia, sendo que os encontros se destinam ao intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre o meio familiar. Proporcionar momentos de trocas, reflexão, acolhimento e aprendizagem para as mães da pessoa com hemofilia. Durante os atendimentos psicossocial com familiares, observou-se alguns aspectos comuns entre as mães dos usuários, tais como: medo, angustia, insegurança, superproteção, falta de conhecimento, crenças em mitos. A partir dessas observações nasce a ideia em realizar o grupo de mães, onde essas possam encontrar um local de trocas, acolhimento e informações. Cabe ressaltar, que contrariando o nome do projeto, mesmo que em número reduzido, pais, tias e avós também costumam participar do grupo.

Objetivo Especifico

  • Troca de experiência entre mães;
  • Compartilhar sentimentos, como: angustias medos, anseios e conquistas;
  • Aproximação entre famílias que frequentam AHESC;
  • Orientar e informar acerca da hemofilia;
  • Fortalecer o emocional das mães;
  • Palestras com profissionais capacitados em diversas áreas;
  • Reflexão sobre o papel de ser mãe;
  • Trabalhar a ansiedade, orientar e acolher as dúvidas em relação aos seus filhos;
  • Crescimento e autoconhecimento.

Proposta de atuação

Reunião toda última quarta-feira do mês para mães dos usuários atendidos, como o objetivo de promover a interação, intercâmbio de experiências e novos conhecimentos acerca da hemofilia e questões acerca da infância e adolescência.

Da Orientação e Assistência para o ingresso ao Mercado de trabalho

Público Alvo: Usuários bem como seus familiares a partir de 15 anos que desejam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Capacidade de Atendimento: 01 (um) atendimento ao dia;

Recursos Financeiros a serem utilizados: Nenhum, as orientações ocorrem em atendimento com assistente social e psicóloga da AHESC.

Recursos humanos envolvidos: Assistente social e psicóloga da AHESC.

Abrangência territorial: A AHESC possui abrangência territorial em todo Estado de Santa Catarina, todavia, as referidas metas/abrangência deste plano de ação são voltadas apenas aos usuários do Município de Florianópolis.

Da Demonstração da forma da organização de Assistência Social: Objetivando a autonomia de nossos usuários e acreditando em seu potencial, a AHESC através do atendimento social e psicológico realiza orientações, auxilia na elaboração de curriculum vitae e no preenchimento de cadastros para a entrada ou reingresso ao mercado de trabalho, bem como, orientação aos usuários e familiares de como se comportarem numa entrevista de emprego, visa dar ao indivíduo autonomia, independência, visando plena e efetiva inclusão ao mercado de trabalho.

Considerando a Resolução CNAS nº 33/2011, a qual define que “a Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho se dá por meio de um conjunto integrado de ações das diversas políticas cabendo à assistência social ofertar ações que viabilizem a promoção do protagonismo, a participação cidadã, a mediação do acesso ao mundo do trabalho e a mobilização social para a construção de estratégias coletivas” a AHESC acredita que vem realizando um serviço de grande importância, não apenas facilitando o acesso ao trabalho, mas muitas vezes devolvendo a autoestima e o empoderamento do usuário, através da possibilidade de um futuro seguro e cheio de possibilidades.

Cabe ressaltar, que nessa empreitada a AHESC utiliza-se da Lei 8213/1991 que preconiza a contratação de um percentual de pessoas com deficiência no seu quadro de funcionários. As atividades e serviços socioassistenciais prestados pela AHESC, enquadram-se na Resolução 27 do CNAS que preconiza e caracteriza as ações de assessoramento e defesa e garantia de direitos no âmbito da Assistência Social, desenvolvendo estratégias para estimular e potencializar as aptidões das pessoas com deficiência e de suas famílias no processo de inclusão social, oferecendo possibilidades de desenvolvimento, na defesa de direitos e o estímulo à participação cidadã.

A partir de demanda espontânea ou encaminhamento da rede socioassistencial o usuário ingressa, a partir do momento que o mesmo está desempregado e busca uma colocação no mercado de trabalho. É realizado uma avaliação com a psicóloga da AHESC, onde a mesma traça com o usuário, suas aptidões, sua área profissional e realização do curriculum, a partir daí a equipe, juntamenste com o usuário tenta inseri-lo no mercado de trabalho. Para tanto, a equipe técnica possui contatos de empresas de RH’s e acesso a plataforma de emprego, e assim realiza o encaminhamento necessário. Também são realizados encaminhamentos para o Programa Jovem Aprendiz e encaminhamentos para realização de cursos, ofertados pela rede socioeducacional.

Em 2020 foram realizadas duas orientações e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Do Serviço de Acolhimento Social Provisório

Macas

Do Público Alvo: Usuários, familiares e acompanhantes

Capacidade de Atendimento: 13 acolhimentos simultâneos.

Recursos Financeiros a serem utilizados: os gastos financeiros para com o acolhimento social provisório compreendem os custos com energia elétrica, água e alimentação, que possuem um custo médio mensal de R$ 2.009,67

Recursos humanos envolvidos: assistente social da instituição, que é responsável pelo controle e organização dos acolhimentos.

Abrangência territorial: A AHESC possui abrangência territorial em todo Estado de Santa Catarina, todavia, as referidas metas/abrangência deste plano de ação são voltadas apenas aos usuários do Município de Florianópolis.

Macas

Da Demonstração da forma da organização de Assistência Social: O acolhimento social provisório é considerado uma ação socioassistencial, considerando a lei 12.860 de 15 de outubro de 2013, que em seu Artigo 18 estabelece a certificação ou sua renovação de entidade de assistência social que presta serviços ou realiza ações socioassistenciais, de forma gratuita, continuada e planejada, para os usuários e para quem deles necessitar, sem discriminação, observada a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Em seu § 2º parágrafo III - as que realizam serviço de acolhimento institucional provisório de pessoas e de seus acompanhantes, que estejam em trânsito e sem condições de autossustento, durante o tratamento de doenças grave fora da localidade de residência, observada a Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993. O serviço de acolhimento social provisório da AHESC objetiva o atendimento de forma integral, em local protetivo para usuários em situação de vulnerabilidade social que se encontram em trânsito e que necessitam de atendimento social, psicológico ou de algum outro serviço oferecido pela AHESC, ou até mesmo que encontram-se fora de seu município de origem e realizam tratamento de saúde em Florianópolis ou região. A permanência não segue padrões, podendo ser de dias a meses. No período em que estiver acolhido na ONG o usuário e seu familiar e ou acompanhante recebem atendimento da equipe técnica da AHESC. Sabemos que a reabilitação via SUS na grande maioria dos municípios se dá - quando ocorre - de forma muito morosa e em quantidade insuficiente, porém a pessoa com hemofilia não pode esperar para realizar tal atividade, quando indicada, a reabilitação precisa ser realizada o mais rápido possível, o que se não ocorrer, muito possivelmente poderá acarretar em seqüelas permanentes e irreversíveis, diante do exposto, a realização da atividade também é um dos motivos que resultam nos acolhimentos. Durante o período que estão no acolhimento, os usuários passam pelo atendimento da equipe técnica e participam das atividades e eventos realizados na ocasião. No decorrer do ano a AHESC realiza eventos alusivos a dias comemorativos, como: Dia das mães, Dia do Voluntário, Dia das Crianças, Dia Mundial da Hemofilia, dentre outros, além de eventos beneficentes, como o Carreteiro Solidário, evento esse que possibilita a arrecadação de valor, afim de auxiliar na manutenção da associação.

Cabe ressaltar, que os acolhidos, possuem as dependências da AHESC a sua disposição, destacando a “Sala de Tv” e a brinquedoteca, ambas possuem televisão e brinquedos para as crianças. Além disso, existe o estimulo para que o usuário conheça os pontos turísticos e artísticos da capital catarinense, acreditamos que o acesso ao lazer, enquanto um direito social, é fundamental e dignifica o usuário, proporcionando um tempo para si, com a família, com amigos e para participar da sociedade.

A AHESC possui dois dormitórios, ambos com banheiro anexo adaptado para receber pessoas com deficiência física, totalizando 13 camas.

Em decorrência da pandemia do Covid-19, a partir de abril o acolhimento social provisório ficou temporariamente fechado até agosto. A partir de setembro, o acolhimento foi reaberto, porém com restrições.

Em 2020 foram realizados 93 acolhimentos sociais provisórios à 44 pessoas, a permanência média foi de 4 a 5 dias.

Do Serviço de Alimentação

Criança comendo

Público Alvo: usuários e seus familiares, geralmente que estão no acolhimento social provisório ou utilizando-se de outro serviço disponibilizado pela instituição.

Capacidade de Atendimento: não existe demanda reprimida, a alimentação é disponibilizada sempre que necessário.

Recursos humanos envolvidos: voluntários, funcionários e ou usuários realizam o preparo dos alimentos.

Abrangência territorial: A AHESC possui abrangência territorial em todo Estado de Santa Catarina.

Da Demonstração da forma da organização de Assistência Social: Objetivando oferecer ao seu usuário um atendimento ampliado, onde o mesmo não necessite se deslocar, podendo permanecer na AHESC o tempo que for necessário para usufruir dos serviços oferecidos, a instituição oferece alimentação diariamente, sendo disponibilizado café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, tudo de forma totalmente gratuita. Cabe ressaltar, que como a maior parte de seu público alvo encontra-se em situação socioeconômica vulnerável, muitos não possuem condições financeiras para arcar com os custos de uma refeição. São nossos parceiros para a viabilidade deste serviço o Programa Mesa Brasil / SESC, além de voluntários que realizam o preparo dos alimentos.

Criança, mulher e bebê comendo.

Em 2020 foram realizadas 1.629 refeições (almoço e janta), além do café da manhã e da tarde.

Da Assistência do Serviço de Reabilitação Individual

Público Alvo: pessoas com hemofilia, bem como seus familiares a partir de demanda especifica desencadeada por trauma ou de forma espontânea, o que geralmente causa grande dificuldade de locomoção.

Capacidade de Atendimento: 08 atendimentos ao dia, média de noventa e seis atendimentos ao mês.

Recursos Financeiros a serem utilizados: o pagamento da mão de obra advém do repasse via prefeitura municipal de Florianópolis.

Recursos humanos envolvidos: A AHESC conta com uma profissional de fisioterapia, contratada via regime CLT, por 12hs semanais.

Abrangência territorial: A AHESC possui abrangência territorial em todo Estado de Santa Catarina, todavia, as referidas metas/abrangência deste plano de ação são voltadas apenas aos usuários do Município de Florianópolis.

Da Demonstração da forma da organização de Assistência Social: O Atendimento de Fisioterapia enfatiza especialmente a prevenção, buscando incentivar e conscientizar as pessoas com hemofilia e seus familiares da importância de um trabalho preventivo e contínuo através de cuidados a serem tomados no dia a dia, principalmente, da prática de exercícios adequados e regulares, seja através da fisioterapia, da hidroterapia, da natação, academia ou exercícios feitos em casa com orientação. É prestada orientação também quanto à prática desportiva, quando esta fizer parte das atividades das pessoas com hemofilia ou quando o usuário demonstrar interesse em iniciar algum esporte.

Fisioterapia

Descrição da Atividade: A Fisioterapia é uma atividade prestada aos usuários com o objetivo de reabilitar, através de recursos fisioterapêuticos: como cinesioterapia, eletroterapia, crioterapia, uso de dispositivos, como órteses, para proteção e ou imobilização articular ou para diminuir a sobrecarga de peso em membros inferiores, através de muletas uni ou bilaterais e palmilhas anti-impacto e para adequação dos calçados, também, podem ser indicadas.

Formas de Acesso do Usuário: o usuário chega até a AHESC, através de encaminhamentos da rede de apoio, indicação especializada ou demanda espontânea.

Metodologia: as pessoas chegam até o setor, onde primeiramente passam por uma avaliação para se estabelecer o motivo da procura como, tratar articulações e músculos comprometidos por hemorragias espontâneas ou traumas, além de pré e pós operatórios. Com isso, é traçado um “plano de atendimento” delimitando o objetivo, dias e período para a atividade.

Objetivos: A reabilitação tem como objetivo maior restabelecer a função, bem como promover a estabilidade articular, uma vez que uma articulação instável é fonte de sangramentos recidivantes. Através dos recursos utilizados minimizamos os efeitos deletérios dos sangramentos, assim é possível promover melhora da qualidade de vida do usuário, podendo assim retornar as suas atividades laborais e estudantis.

Resultados: Após o período de reabilitação e atividade fisioterápica, tem-se uma melhora significativa das funções físicas e com isso a indicação é manter uma atividade complementar como a hidroterapia, natação ou academia, tendo atividades físicas e desportivas regulares como a meta final.

Das Atividades Aquáticas

Pessoas na piscina

Público Alvo: usuários a partir de demanda especifica.

Capacidade de Atendimento: 08 atendimentos ao dia, média de sessenta e quatro atendimentos ao mês.

No inicio de 2017 foi firmado parceria com a Universidade do Estado de SC - UDESC que vem possibilitando o atendimento aos usuários da AHESC.

Recursos Financeiros a serem utilizados: não existe gastos diretos para a implementação do serviço, uma vez que a equipe que ministra as aulas é cedida, através de parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, porém cabe ressaltar, que para a efetivação da atividade faz-se necessário o aquecimento da piscina, o que vem comprometendo grande parte da receita da ONG com energia elétrica, além dos gastos periódicos com a manutenção da piscina, no valor de R$ 550,00 ao mês.

Recursos humanos envolvidos: a atividade aquática é ministrada duas vezes por semana, através de parceria firmada com a UDESC, sendo que as aulas são realizadas por alunos do curso de fisioterapia do último ano, em estágio obrigatório. A atividade possui a supervisão de uma professora graduada em fisioterapia.

Abrangência territorial: A AHESC possui abrangência territorial em todo Estado de Santa Catarina, todavia, as referidas metas/abrangência deste plano de ação são voltadas apenas aos usuários do Município de Florianópolis.

Da Demonstração da forma da organização de Assistência Social: A atividade aquática é um recurso utilizado para o incremento de força e resistência muscular dos usuários. Uma vez que com a musculatura fortalecida a probabilidade de intercorrências diminui consideravelmente. Número de pessoas atendidas por mês: os atendimentos ocorreram 2 vezes na semana (terça-feira e quinta-feira, no período matutino) em três horários diferentes sendo 5 pacientes por horário, totalizando 15 pacientes atendidos.

Descrição da atividade: os usuários são previamente submetidos à avaliação fisioterapêutica onde a partir da mesma, foram estabelecidos o diagnóstico cinético funcional, objetivos e condutas a serem realizados no tratamento. As sessões de hidroterapia ocorreram na piscina terapêutica de forma individual (um usuário para cada terapeuta) com duração de 50 minutos cada. A frequência do tratamento são de duas sessões semanais.

Metodologia utilizada para desenvolvimento da atividade: os usuários inicialmente realizavam exercícios de aquecimento utilizando flutuadores, boias, bolas ou movimentos livres. Em seguida passava-se a etapa de exercícios específicos para as necessidade de cada paciente previamente avaliadas. São realizados exercícios ativos de fortalecimento, alongamento, exercícios aeróbicos, proprioceptivos, de equilíbrio e funcionais (simulando atividades de vida diária) utilizando materiais como flutuadores, pesos, bolas, caneleiras, bicicleta aquática, Step e resistência manual do terapeuta. Os atendimentos são organizados e realizados pelos estagiários de fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e supervisionados por professora fisioterapeuta responsável. A cada sessão os pacientes são reavaliados de forma a modificar ou progredir seus exercícios conforme necessidades apresentadas. Além disso, procurou-se estimular a educação em saúde durante os atendimentos com os usuários, realizando explanações a respeito da hemofilia e das suas funcionalidades bem como o estímulo e orientação a prática da atividade física além do ambiente terapêutico.

Objetivos a serem atingidos com a atividade: as sessões de hidroterapia objetivaram de forma global a melhora da saúde musculoesquelética dos pacientes além do favorecimento de suas funcionalidades. De forma específica objetiva-se:

  • Prevenir episódios de sangramentos musculares e articulares;
  • Melhorar a função muscular;
  • Melhor a capacidade cardiorrespiratória;
  • Favorecer o equilíbrio e propriocepção;
  • Melhorar a flexibilidade;
  • Favorecer a postura corporal estática e dinâmica;
  • Melhorar o padrão de marcha;
  • Manter ou aumentar a amplitude de movimento articular;
  • Estimular a prática de exercícios físicos
  • Melhorar a interação e motivação com os exercícios
  • Favorecer a consciência corporal e conhecimento do próprio corpo
  • Favorecer a realização das atividades de vida diária e laborais
  • Melhorar qualidade de vida

Resultados obtidos: observou-se através das avaliações e também do relato dos pacientes uma resultados positivos nos seguintes itens:

  • Redução dos episódios de hemartroses
  • Redução significativa dos quadros de dor articular
  • Manutenção da amplitude de movimento articular
  • Melhor função muscular com melhora da ativação neuromuscular durante as atividades
  • Maior grau de independência para realização das atividades de vida diária
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • Melhora na postura corporal
  • Aumento da motivação e engajamento nos cuidados pessoais e com seu tratamento
  • Melhora da auto-eficácia

Forma de acesso do usuário: a forma de acesso a hidroterapia da-se por meio da divulgação através do Serviço Social da AHESC a todos os associados e à rede socioassistencial. Aqueles que tiveram interesse e disponibilidade de participar são convidados a passar por uma avaliação e passam a realizar as sessões até que o quadro de vagas total fora preenchido. No caso de desistência de algum associado, nova vaga é aberta e novamente divulgada aos interessados.

Em decorrência da pandemia do Covid-19, afim de preservar a saúde dos associados, alunos e professora, a partir de julho os atendimentos passaram a ocorrer de forma online. Adaptando o serviço à nova realidade imposta, as aulas foram reformuladas para atender os usuários.

chamada online

Do Acompanhamento Social Hospitalar

Público Alvo: usuários que se encontram hospitalizados. Em 2020 foram realizados 5 acompanhamentos em hospitais da capital catarinense.

Capacidade de Atendimento: Os acompanhamentos são realizados conforme a demanda é apresentada e capacidade operacional da equipe técnica.

Recursos Financeiros a serem utilizados: os custos dispensados são referentes ao deslocamento da equipe técnica.

Recursos humanos envolvidos: O atendimento é realizado pela assistente social e psicóloga da AHESC.

Abrangência territorial: A AHESC possui abrangência territorial em todo Estado de Santa Catarina, todavia, as referidas metas/abrangência deste plano de ação são voltadas apenas aos usuários do Município de Florianópolis.

Da Demonstração da forma da organização de Assistência Social: Este projeto oferece suportes aos usuários que se encontram hospitalizados e aos seus familiares. Trata-se de acolhimento realizado pela equipe técnica, onde se destaca o Serviço Social, que possui no acolhimento, um de seus instrumentais técnico-operativos, fazendo assim uso desta ferramenta importante em sua atuação, e a partir disto, busca atender as demandas do usuário e da família. Considerando, que estar hospitalizado é um acontecimento que necessita de adaptação ás mudanças de sua vida cotidiana, o que nem sempre é fácil, pois estar doente, assim como o processo de hospitalização pode deixar o usuário emocionalmente vulnerável. A dinâmica vivenciada por nossos usuários, pode provocar culpabilidade, regressão e depreciação de si mesmo. Como cada indivíduo possui uma história particular viverá o processo de forma singular. E é nesse período muitas vezes doloroso, que a equipe interdisciplinar da AHESC entra, buscando conhecer esses aspectos particulares, a fim de poder dar a assistência necessária. Dessa forma, a equipe interdisciplinar da AHESC, entende como importante e essencial o apoio aos usuários hospitalizados.

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